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O Mistério do Nome de YHWH no livro de Ester.
Foi observado por muitos que nenhum Nome Divino ou Título é encontrado no livro de Ester.
Isso é ainda mais notável, pois, neste pequeno livro de apenas 167 versos, o Rei Medo é mencionado 192 vezes, seu reino é referido 26 vezes e seu nome "Assuero" é dado 29 vezes. O Senhor Jeová havia declarado (Deuteronômio 31: 16-18 ), que se Seu povo O abandonasse, Ele esconderia Seu rosto deles. Aqui esta ameaça foi cumprida. Mas, embora Ele estivesse escondido deles, Ele estava trabalhando para eles. Embora o livro revele que Ele está dominando tudo, Seu Nome está oculto. Está lá para o Seu povo ver, não para os seus inimigos verem ou ouvirem.
Primeiro capítulo de um pergaminho escrito à mão do Livro de Ester, com ponteiro do leitor.
Satanás estava trabalhando, usando Haman para apagar a Nação de Israel, como antes ele havia usado o Faraó para o mesmo propósito. O conselho de Deus deve permanecer firme. Sua promessa do Messias, a vinda da "Semente" da mulher (Gênesis 3:15 ), não deve falhar. Portanto, Ele deve anular tudo para a preservação de Seu Povo e da linha pela qual aquela "Semente" deveria vir ao mundo.
Seu trabalho era secreto e oculto: portanto, o nome de "YHWH " está oculto secretamente quatro vezes neste livro, e o nome "E HYEH " (eu sou o que sou) uma vez.
OS QUATRO ACRÓSTICOS.
Os seguintes fenômenos são notados ao examinar os quatro acrósticos que formam o nome "Jeová":
1. Em cada caso, as quatro palavras que formam o acróstico são consecutivas.
2. Em cada caso (exceto no primeiro), eles formam uma frase completa em si.
3. Não há nenhum outro Acróstico em todo o livro, exceto o quinto Acróstico no final; embora haja um outro, formando outro Título Divino, no Salmo 96: 11.
4. Em sua construção não há dois iguais, mas cada um é organizado de uma maneira bastante diferente dos outros três.
5. Cada um é pronunciado por um locutor diferente. O primeiro por Memucan (1: 20 ); o segundo por Esther (5: 4 ); o terceiro por Haman (5: 13 ); a quarta pelo escritor inspirado (7: 7 ).
O PRIMEIRO CRÓSTICO (1: 20)
É formado pelas letras iniciais , pois o evento foi inicial; e o nome é soletrado ao contrário porque Jeová está voltando e rejeitando os conselhos do homem. Toda a cláusula é lida da seguinte maneira; as palavras que formam o acróstico sendo colocadas em negrito:
"E quando o decreto do rei que ele fizer, será publicado em todo o seu império, (pois é grande), todas as esposas darão honra aos seus maridos, tanto para grandes e pequenos. " As quatro palavras que lemos, primeiro, no tipo hebraico (com as letras Maiúsculas) no início de cada palavra); 2º, com a Transliteração; e 3º, em paráfrase em português.
O SEGUNDO CRÓSTICO (5: 4 )
É formada, como antes, pelas letras iniciais, pois o Senhor Jeová está iniciando Sua ação; mas o nome é soletrado para frente porque Ele está governando e fazendo com que Ester aja; e de o primeiro passo, que iria conduzir a um fim tão grande.
As quatro palavras são:
O nome de Jeová é lido no convite, dando a entender que haveria um quarto convidado naquele banquete.
O TERCEIRO CRÓSTICO (5: 13)
É o começo do fim; pois Hamã havia saído daquele banquete "alegre e com o coração alegre" (5: 9 ) "naquele dia". No entanto, seria o último. Consequentemente, o terceiro acróstico é formado com as letras finais , pois o fim se aproximava; e o nome é soletrado ao contrário , pois o Senhor Jeová estava anulando a alegria de Hamã e rejeitando o conselho de Hamã indo contra o conselho de Hamã, e a posição contrária é porque aqui Deus está voltando atrás no conselho de Hamã a fim de levar a bom termo seu propósitos eternos.
As quatro palavras são:
O QUARTO CRÓSTICO (7: 7 )
É formado, como a terceira, pelas letras finais , pois o fim de Hamã havia chegado. Mas ele foi levado para a frente como o primeiro, porque o Senhor estava governando e trazendo sobre ele o fim que havia determinado. Haman viu que havia motivo para medo. Um quarto convidado está aí - o próprio Senhor Jeová! E quando Ester implora por sua vida (7: 3 ), o rei pergunta "Quem é ele e onde está?" que traz o próprio nome inefável de Jeová - o acróstico das cinco letras finais em hebraico " Eu sou"(veja o quinto Acróstico abaixo). Ester responde:" O adversário e inimigo é este ímpio Hamã. "O rei, cheio de ira, levanta-se e sai para o jardim do palácio. Hamã, cheio de medo, levanta-se," para pedir por sua vida à rainha Ester, pois ele viu aquele mal foi determinado contra ele pelo rei. "
Este foi o clímax, o fim havia chegado. Daí o nome se soletrado pelas letras finais:
Assim foi o nome do grande "EU SOU" de Êxodo 3:14 apresentado aos olhos, para revelar o fato de que Aquele que disse de E H Y H "este é o meu nome para sempre e este é o meu memorial de geração em geração" ( versículo 15 ), estava lá para lembrar o Seu povo. Aqui estava uma "geração" na Pérsia que experimentou a verdade e o poder deste Nome, como uma "geração" anterior havia feito no Egito.
O mesmo “EU SOU” realmente desceu para libertá-los de Hamã; como Ele teve do Faraó, e da grande "inimizade" (de Gênesis 3:15 ) que instigou ambos a cumprir o desígnio satânico de exterminar a nação de Israel.
Nestes cinco acrósticos, temos algo muito além de uma mera coincidência; nós temos design. Quando lemos a denúncia em Deuteronômio 31: 16-18 e a vemos realizada na Pérsia, aprendemos que, embora Deus não estivesse entre Seu povo ali, Ele era por eles. Embora Ele não estivesse agindo como Jeová, "que habita entre os Querubins", Ele era "o Deus do Céu", governando e governando todos "no Céu em cima e na Terra embaixo" para o cumprimento de Seus propósitos, e na libertação de Seu povo. Consequentemente, embora Seu nome, bem como Sua presença, estejam OCULTOS, ainda assim, está lá, na Palavra; e tão maravilhosamente entrelaçado que nenhum inimigo jamais saberá como eliminá-lo.
Em Cristo.
Pr. W.H.
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