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A Palavra de Deus e a Menorah.
A Palavra inspirada é descrita de muitas maneiras
diferentes na Escritura. É falado como sendo santa, justo, verdadeira, provada,
pura, gentil, liberta, e assim por diante. Nessas coisas, pode-se ver o propósito
da Lei, a Torá, a Instrução do Altíssimo. Ele deve conduzir-nos, levar-nos às
coisas boas, às coisas piedosas - ao Messias. Pode-se argumentar que o
propósito da Palavra é resumido bastante bem na sua descrição como uma luz para
nós. Ela brilha na escuridão do que é promovido como sabedoria secular com um
brilho que ilumina a verdade e queima as sombras do que é falso. A Escritura
repete esse pensamento várias vezes, na verdade. Os seguintes versos são
algumas passagens declarando essa verdade:
Lâmpada para os meu pés é atua palavra e luz para o meu caminho, Salmo 119.105.
Porque o
mandamento é lâmpada, e a lei é luz;
e as repreensões da correção são o caminho da vida, Provérbios 6.23.
O que é de grande significado a partir dessas passagens é o termo "lâmpada" que é
usado. Esta
é a tradução da palavra hebraica NEYR. A
única vez que o NEYR é usado na Torá é quando
faz referência ao porta-chamas que é a menorah, o candelabro de sete
ramificações que iluminou o Lugar sagrado do Tabernáculo. Dado este link, um olhar
cuidadoso sobre a menorah produz alguns paralelos com a Palavra. As associações
vêm prestando atenção aos detalhes da construção da menorah. Esta construção é
dada no livro de Êxodo capítulo 25, nos seguintes versículos:
31 Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo.32 E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele.33 Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro.
34 Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores;
35 E um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro.
36 Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro.
Êxodo 25.32-36
A escolha da construção da menorah é essencialmente
destinada a lembrar aos sacerdotes da primeira manifestação poderosa do Santo
para Moisés: o encontro com a sarça ardente. Os detalhes da construção
representam particularmente uma amendoeira.
As lâmpadas de óleo em cima dos
sete ramos refletem o fogo que existiu sem destruir o arbusto no deserto.
Essas coisas nos apontam para a Palavra do Altíssimo, que
primeiro veio a Moisés do arbusto ardente. Mais tarde, no mesmo local, quando
Moisés retornou com o povo liberado de Israel. O texto nos diz em Êxodo 20:18 que, ao dar as Dez
Palavras, o povo experimentou algo extraordinário:
18E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
Curiosamente, provavelmente uma das representações mais
antigas do arbusto ardente / menorah atualmente conhecido no Oriente Médio usa
dois glifos combinados para representar o nome de YAH dentro da estrutura da
própria imagem. Uma reprodução do glifo real é compartilhada abaixo.
Esta é uma tradução compreensível dada o evento
tradicionalmente compreendido, mas não consegue capturar adequadamente o peso
surpreendente de o evento espiritual ocorrendo, já que a palavra atual para
"relâmpago", BARAQ, é usada no capítulo anterior no versículo 16. No
entanto, neste capítulo particular, na entrega dos dez mandamentos, existem
vozes e "lâmpadas", como o termo LAPPID é corretamente traduzido na
minha renderização acima. O que isso efetivamente mostra é que a montanha em si
tornou-se uma gigantesca menorah, com a voz de Yah falando como Ele fez do
arbusto ardente antes de dar o mandamento. Sua presença irresistível na Terra
naquele momento era paralela à de uma menorah. A este pensamento deve-se
acrescentar que a escritura tem Davi curiosamente chamando Yah " minha
lâmpada " no livro de 2 Samuel 22:29.
Este antigo script de glifo antecede os scripts modernos e
paleo-hebraicos, e também foi encontrado, surpreendentemente, em vários sítios
antigos da América do Norte. O gráfico abaixo mostra como os glifos que
representariam "Yah" foram combinados para serem incorporados na
estrutura de arbustos / menorah em chamas
Definitivamente, a combinação dos glifos forma uma árbusto,
Yah pode ser visto como uma "Lâmpada", assim como David declarou no
verso citado acima!
Além dos paralelos orgânicos da menorah sendo uma
amendoeira e representando o arbusto ardente visto por Moisés, e assim a
Palavra que falou com ele que iluminou seu caminho para redimir Israel do
Egito, existem outras ligações entre a construção da menorah e a Palavra do
Santo digno de consideração.
Quando se olha para as várias partes da menorah e as suas
peças individuais, podem ser percebidos paralelos surpreendentes. A menorah,
quando desmontada em suas respectivas peças, é composta das seguintes peças:
Sete
ramos
Onze
lâmpadas
Nove
flores
Vinte
e dois copos
A única característica que estamos não falou nas Escrituras
é a altura do menorah. Esse detalhe particular é preservado até certo ponto
para nós no tratado de Talmud de Menachot , 28b. Lá nos diz que a menorah tinha
dezoito palcos de mão em altura. Ele discute em primeiro lugar a altura da base
e, em seguida, prossegue para discutir a altura restante, fazendo referência ao
que já foi descrito sendo construído como no Word. No entanto, uma vez que a
base não é mencionada na Escritura, uma obra posterior conhecida como Bamidbar
Rabbah , uma antiga discussão judaica sobre o livro de Números, diz-nos que,
dependendo de como se conta a altura, a soma de dezessete mãobras também
poderia ser alcançada em vez de dezoito. Rabi Elijah ben Shlomo Zalman Kremer,
ou seja, o famoso Vilna Gaon, escreveu em seu trabalho Aderes Eliyahu , que a
altura de dezessete mãobras foi realmente a altura correta. Assim, ele
confirmou o primeiro entendimento de que a base não era exatamente parte do
alto divinamente ordenado da menorah, dando testemunho corroborante de que a
altura real teria sido de dezessete palmos. Além disso, não deve ser
ignorado que o termo NEYR, que significa "lâmpada", que foi discutido
acima, é encontrado exatamente dezessete vezes na própria Torá, refletindo a
altura do próprio candelabro.
Por que esses aspectos da menorah são significativos? Como
eles se relacionam de alguma forma com a Palavra sendo uma lâmpada? Tudo começa
a se unir quando consideramos cuidadosamente o conteúdo do seguinte verso:
130 A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices. Salmos 119.130
Este versículo nos diz que a entrada de Suas Palavras dá
luz. A entrada, ou a "porta" de Suas Palavras, realiza isso. Por
conseguinte, deve ser feita uma pergunta sobre o que compreende a
"entrada" de Suas Palavras. O que isso poderia significar? Sugere-se
aqui que a oração inicial de cada um dos cinco livros da Torá, esse texto que é
referido explicitamente como Suas "Palavras" no Salmo 119 , é o que
está sendo referido como a "entrada". Se essa visão é tomada, surgem
os seguintes paralelos:
Gênesis 1: 1 no hebraico contém sete palavras.
A
menorah tem sete ramos.
O
Êxodo 1: 1 no hebraico contém onze palavras.
A
menorah tem onze lâmpadas.
Levitico 1: 1
no hebraico contém nove palavras.
A menorah tem nove
flores
Números
1: 1 no hebraico contém dezessete palavras.
A
altura da menorah é de dezessete palmos.
Deuteronômio
1: 1 no hebraico contém vinte e duas palavras.
A
menorah tem vinte e dois copos.
Esses paralelos mostram mais um link definitivo que a
Palavra é verdadeiramente uma lâmpada para nós! A construção da menorah contém
embutidos dentro dela as pistas que apontam para a própria Torá. A Palavra é
orgânica, viva e pura. Ele produz flores e frutos em nossas vidas, e dá luz ao
longo do nosso caminho. Assim como o arbusto ardente visto por Moisés, à
primeira vista, o receptáculo é como qualquer outro - um livro - ainda que isso
arde dentro de si um fogo que nenhum outro tomo conservou! A Palavra é tudo isso, e muito mais.
Considere as palavras do próprio Senhor Jesus, registradas
no livro de João 10:34 , que diz:
Jesus disse-lhes: "Não está escrito assim na sua
Lei:" Eu disse: "Vocês são deuses?" "
No caso de você não ter uma referência rápida sobre você, o
Messias está citando especificamente a eles a partir do livro de Salmos,
capítulo 82 , versículo 6 . Por que essa distinção é necessária? Bem, a Lei
geralmente é considerada pela maioria dos crentes como consistindo em Gênesis,
Êxodo , Levítico , Números e Deuteronômio , como explicado anteriormente neste
estudo. No entanto, aqui o Messias equipara os escritos dos Salmos como sendo
no mesmo nível de santidade que a Torá, a Lei! Sua inclusão dos Salmos com a
lei não é sem razão. Em vez disso, foi e ainda é normal no judaísmo chamar todo
o escopo da Escritura Hebraica HaTorah - isto é, a Lei. O Messias estava apenas
extraindo a autoridade divina dos Salmos para os seus ouvintes para provar um
ponto que Ele estava fazendo no contexto desse capítulo particular.
Eu mostrei isso para mostrar que ele realmente considerou
TODAS as Escrituras hebraicas serem a Torá, em essência. Além disso, gostaria
de chamar o leitor para as palavras de Paulo em Gálatas 6: 2 , onde fala da lei
de Cristo. A Palavra, a Torá, não terminou com o fechamento do cânon hebraico
comumente intitulado "Antigo Testamento". Em vez disso, aos olhos de
Paulo, as instruções do Messias eram uma continuação do que aconteceu antes, a
Torá expandindo pela autoridade do Senhor Jesus Cristo.
É tudo uma luz. A Palavra é uma lâmpada. Tudo isso.
Curiosamente, quando se juntam os 7 ramos / palavras de
Menorah de Gênesis 1: 1 , mais as 11 lâmpadas / palavras de Menorah de Êxodo 1:
1 , mais as 9 flores / palavras de Menorah de Levitico 1: 1 , mais a altura de
Menorah de 17 palmos / palavras de Numeros 1: 1 , mais as 22 tigelas /
palavras de Menorah de Deuteronômio 1: 1 , a soma desses números sai para 66. O
que é tão importante sobre esse detalhe?
Quantos livros estão contidos na "Torá" completa da Palavra; o "Velho" e
o "Novo", as Escrituras hebraicas e as
escritas messiânicas somadas?
Abra sua Bíblia, faça a matemática e prepare-se para ser
iluminado.
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